Top

Fomento à Cultura

Editais de Fomentos fazem parte de uma política cultural que visa apoiar e fomentar artistas, coletivos, grupos, organizações e empresas com viés cultural. Em São Paulo, através da Secretaria Municipal de Cultura, a política de fomento existe há mais de 20 anos e é baseada em duas premissas: apoio a linguagens artísticas e apoio à cultura periférica.

Programa VAI

O Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais – VAI, é uma política pública da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, instituída pela lei 13.540 e regulamentada pelo decreto 43.823/2003, tem como finalidade apoiar financeiramente, por meio de subsídio, atividades artístico-culturais de grupos e coletivos compostos por pessoas físicas, prioritariamente jovens de baixa renda residentes de regiões do Município desprovidas de recursos e equipamentos culturais.

  • Modalidade VAI I

Destinada a grupos e coletivos compostos por pessoas físicas, prioritariamente jovens de baixa renda, com idade entre 18 (dezoito) e 29 (vinte e nove) anos, residentes de regiões do Município desprovidas de recursos e equipamentos culturais.

  • Modalidade VAI II

Destinada a grupos e coletivos compostos por pessoas físicas, jovens ou adultos de baixa renda, que tenham histórico de, no mínimo, 2 (dois) anos de atuação em regiões do Município desprovidas de recursos e equipamentos culturais ou que foram contemplados na modalidade VAI I desde sua instituição.